terça-feira, 9 de junho de 2015

8 mentiras que me contaram acerca da vida de universitária.

Por Ana


1. O primeiro ano vai ser o melhor da tua vida.
Não podia estar mais em desacordo. O meu primeiro ano não foi de todo o melhor. Diria até que foi um dos piores. A adaptação a uma cidade diferente da minha foi difícil, principalmente de quem vem de uma cidade pequena para uma cidade grande como Lisboa. Outras situações contribuíram para que se tornasse num ano complicado. Ainda assim foi uma ano essencial para crescer a nível psicológico e criar bases no que diz respeito ao desenvolvimento de maturidade.

2. Não há rivalidades entre universitários porque estão todos a lutar pelo mesmo.
Bullshit! Se soubessem a quantidade de gente que anda ali a tentar lixar o colega. Ui, diria que é quase uma selva.

3. É na praxe que fazes as amizades que duram toda a vida.
Não sou a favor da praxe. Nem sou anti-praxe. Sou da opinião que somos todos seres diferentes e que temos livre arbítrio e capacidade mental suficiente para decidir...bem, pelo menos alguns terão. Fui praxada no primeiro ano. Não achei grande piada à coisa. Quando chegou o ano seguinte, altura em que acharia que me daria um gozo imenso meter pessoal a rastejar aos meus pés, desisti. Desisti porque não gostei e não me enquadrei. Se fiz amizades? Claro que fiz. Se serão para a vida? Só o tempo o dirá. Mas acredito que muitas das pessoas que conheci acabarão por seguir caminhos opostos ao meu. No entanto, há sempre duas ou três pessoas que sei que irei manter o máximo de tempo possível.

4. Muito sexo, álcool e festas durante os 3 anos da licenciatura.
Isto sim, um verdadeiro mito. Pelo menos na minha visão. Sim senhor, há muitas festas e os trajados têm uma grande tendência para prevaricar as caloiras. Mas daí a tornar-se num American Pie... Não mesmo. 

5. Massa com atum será a tua refeição de eleição.
Devo dizer que não sabia sequer estrelar um ovo quando entrei na faculdade. Hoje cozinho de tudo e mais alguma coisa e raras são as vezes em que a massa com atum se torna numa refeição em minha casa. Portanto, se ainda há universitários que depois do primeiro ano continuam a cozinhar mais do mesmo, então podem considerar-se um caso perdido porque se não aderem à lei do desenrasca nesta fase das vossas vidas, então nem quero pensar daqui a alguns anos. 

6. Em altura de exames serás um zombie ambulante e deixarás de ter vida.
Não sou propriamente uma marrona, antes pelo contrário. No entanto o que mais temia era deixar de ter vida para estudar. Obviamente que isso não aconteceu. Apesar de muitas vezes (quase sempre) deixar tudo para a última, julgo que pessoas com melhor organização que eu se safam muito bem sem terem que recorrer a noitadas infindáveis com o nariz enfiado nos apontamentos. 

7. Quando os professores sabem o teu nome é mau sinal.
Antes pelo contrário. Na minha faculdade quando os professores sabem os nomes dos alunos, estão safos à cadeira . E a graxa que se vê por aqueles lados? Não sou cá de intrigas mas até garrafinhas de vinho já vi oferecerem. Já para não falar de outro tipo de confianças extra (cof cof cof).

8. Entrarás pobre e sairás rica.
Entrei pobre, saí ainda mais pobre. O valor das propinas é absurdo comparativamente a muitos países em que a educação é realmente um direito. Lá se vai o tempo em que um canudo era significado de dinheiro e emprego fácil. Hoje é dia é o inverso. Uma pessoa estuda, gasta rios de dinheiro e depois, caso queira continuar no país, tem que se sujeitar a trabalhos precários. É o que temos. 

10 comentários:

  1. Muito bom! Confirmo todos estes mitos!

    ResponderEliminar
  2. Ei, ei, os profs sabiam o meu nome sem que tivesse de lhes polir os sapatos. De facto nunca cheguei a aborrecer algum com dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. De resto, tirando as noitadas de partir pedra, está óptimo.

    ResponderEliminar
  4. 1. O primeiro ano foi de facto muito bom, mas foi sempre a subir. Adorei todos os anos.
    2. Mentirinha!
    3. Foi aí sim, mas também foi noutros percursos académicos.
    4. Epa, tenho de confessar, que sim! Havia noites que mais parecia que estava no American Pie e não as trocava por nada!
    5.. Cozinho bem e odeio atum, portanto essa ementa nem pensar!
    6. Completamente! Principalmente no final da Licenciatura, parecia mesmo zombie. Olheiras até aos pés, sem paciência para maquilhagem ou escolher roupas, estive 1 mês sem ver nenhum dos meus amigos. Mas quando acabou, valha-me Deus, parecia o American Pie all over again :D :D
    7. Prefiro que nunca saibam o meu nome.
    8. Em termos intelectuais sim, em termos monetários, claro que não!

    ResponderEliminar
  5. Frequento o primeiro ano de Jornalismo e concordo com a tua opinião. Gostei bastante do post até porque estou farta de ouvir: "Estou deserta para ir para a faculdade para poder sair mais vezes à noite" e fazer mil coisas menos estudar.

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/2015/06/14-factos-sobre-morar-numa-residencia.html

    ResponderEliminar
  6. Então e o facto de o limite de notas que os professores dão ser de acordo com o resultado que eles tiveram enquanto estudantes? Por acaso até fiz um post sobre o mito dos 20s. Porque é mesmo isso que a nota é, um mito. Pelo menos a experiência na minha universidade foi essa.

    Marta Rodrigues, Majestic xx

    ResponderEliminar
  7. Analisando os pontos relativamente à minha experiência de 4 anos enquanto universitária (que ainda sou):

    1.Concordo. O meu primeiro ano foi o melhor ano de faculdade (pelo menos para já). Acho que sem duvida o ano de caloira é incrível, conheces imensa gente, vives imensas experiências, e eu também sou uma menina que vinha de uma cidade muito pequena de trás os montes directamente para o Porto e claro que custou as saudades dos papás mas adaptei-me muito rápido, mas a meu ver foi mesmo o melhor ano!
    2. Até ao inicio deste ano ia concordar com este ponto. Sempre tive colegas de curso muitos fixes, pelo menos as turmas que apanhei. Até este ano, que conheci gente do pior que há para lixar os coleguinhas de curso.
    3.Esta vou mesmo que concordar a 100%! Os meus melhores amigos eu fiz na praxe, não vou estar aqui a dissertar sobre praxe, porque já percebi que cada um tem a sua experiência e que há praxes e praxes, e feitios diferentes. Eu sem duvida fiz os meus melhores amigos na praxe, passei coisas com eles que ainda não passei com ninguém (e não estou a falar de flexões e corridinhas que isso tb fiz mas não me uniu a ninguém xd). Nem consigo descrever... mas concordo contigo no ponto que se é para vida ou não ainda se vai ver!
    4. Esta nem concordo nem discordo. Não é festas todos os dias, há periodos do semestre que é impensável haver festas, mas depois há aquelas alturas em que há loucura todas as noites! Mas o melhor é quando saímos e dizemos "Hoje vou só tomar um café, não vou beber e venho cedo para casa" e no dia seguinte acordas com uma monumental ressaca!
    Pelo menos acho que não vai haver mais nenhum período da tua vida em que bebas mais alcool, que tenhas mais sexo e mais festas do que o tempo de faculdade.
    5. Verdade. Ainda hoje fiz! Mas fiz porque adoro, é rápido, fácil e cura uma boa ressaca. Já sabia cozinhar antes de entrar para a faculdade e isso não foi um problema para mim porque sempre adorei cozinhar, mas a realidade é que faço imensas vezes massa com atum!
    6.Concordo. Sou um zombie autentico em epoca de exames! O café é que me salva.
    7. Não concordo. Pode ser mau sinal, mas também pode ser bom, sinceramente acho isso nem influencia nada...
    8.Para já só entrei... mas rica não vou sair de certeza!

    Esta foi a minha perspectiva das coisas! :)

    ResponderEliminar
  8. todos os outros pontos posso dizer que sao mitos, mas o ponto 6 é bem verdade. todos os semestres acontece o mesmo

    ResponderEliminar
  9. Deve depender dos cursos mas no meu (medicina veterinária) a 6 é totalmente verdadeira!

    ResponderEliminar
  10. sim, a 6 depende do curso..
    eu já tirei um curso.. e trabalhava e estudava, mesmo deixando tudo para a última as vezes andava cansada mas dava para fazer tudo...

    Agora neste novo curso é impossivel.. matéria que não se aprende 2 semanas (qd antes estudar 2/3 dias antes bastava) é impossivel..

    ResponderEliminar