quarta-feira, 8 de julho de 2015

A Preguiça em Post

Por Onónimo Quiescente

Relaxado na Praia, embalado no som das ondas do Mar e em pleno impasse intelectual, ajo em sentido contrário ao meu temperamento. Deixo assim, a quem possa interessar, uma lista sucinta de obras que me acompanham neste período lúdico. Nada mais que um curto interlúdio na azáfama do quotidiano. Uma espécie de *o que é que estás a fazer quando não estás a ser o onónimo nem o quiescente, ou, estórias de períodos dissociativos, irrelevâncias e similares*.

TV
The Honourable Woman
Mini-série de invulgar qualidade, na narrativa, elenco, caracterização de personagens. Quem apreciar le Carré não ficará desiludido.
(já sei que se falar da guerra de tronos haverá motins)

Cinema
Holy Motors
Magnífico, evocativo, surpreendente, o cinema visto pelo Cinema, com um olhar irónico e melancólico.

Baraka
Pertence a um minúsculo leque de obras que desafia a descrição convencional. Para ser sentido.

Literatura
The Hydrogen Sonata, Iain M. Banks, recordando que a melhor ficção especulativa nem sempre é produzida por cientistas. De uma criatividade, ironia e inteligência acutilantes, derradeira obra acerca da utopia tecnológica, pós-escassez, anarco-socialista, que é a Culture.

Tempo de Combate, Baptista Bastos, com a ironia de transformá-lo em livro de praia. Tenho vontade de transcrever aqui a totalidade da obra, mas fico pela citação da capa, que bem poderia ser um eloquente epitáfio para Portugal, para a Grécia e para a União Europeia:
*Não podemos deixar que o cortejo de aldrabices continue impune. Já não se trata apenas, e seria muito, da miséria material em que vivemos, do desespero sem luz, da fome que assola milhares e milhares de portugueses. É da decadência viscosa, do abatimento da alma, da destruição do espírito que nos enleia. Não podemos, nem devemos, admitir que esta gentalha destrua o que ainda deixou restar da decência, da honra e da dignidade da nação e da pátria. Acordai, Cidadãos!*

Música
In a Bar, Tango with Lions, influência da minha melhor metade. Música que, por algum motivo não completamente consciente, me faz pensar nos Gregos que aguardam a sua esmola em filas.


3 comentários:

  1. Sou mesmo inculta, credo! Até corei.

    ResponderEliminar
  2. Então cara Uva?! Tenho descoberto arte deslumbrante no teu blog! Não podemos saber tudo.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  3. "períodos dissociativos..."

    Tanto para ler, música por ouvir, lugares para estar, arte para apreciar e só uma vida. Cada vez me fino mais rapidamente.

    ResponderEliminar